sexta-feira, 29 de junho de 2012

GOVERNO NOMEIA 142 APROVADOS NO CONCURSO DO DETRAN

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29) a listagem com a nomeação de 142 aprovados no último concurso público para preenchimento do cargo de provimento efetivo do Departamento Estadual do Trânsito do Rio Grande do Norte – DETRAN, dentro do número de vagas previstas no Edital. A determinação para a publicação foi da governadora do RN Rosalba Ciarlini para a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).

CLIQUE AQUI E CONFIRA LISTA DOS NOMEADOS

O decreto da governadora Rosalba Ciarlini também levou em consideração a decisão judicial prolatada nos autos da Ação de Execução contra a Fazenda Pública nº 0115248-96.2011.8.20.0001 – 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, a qual obriga o Estado do Rio Grande do Norte a nomear os candidatos aprovados no Concurso Público para provimento de cargos efetivos do DETRAN.

O concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), realizado em dezembro de 2010. O processo seletivo foi dividido em vagas de níveis médio e superior.

No nível superior, os concursados estão divididos em assessores técnicos da área Administrativa, Gerenciamento de Recursos Humanos, Arquitetura, Comunicação (Jornalismo), Comunicação (Relações Públicas), Contabilidade, Economia, Educação (Letras), Educação (Pedagogia), Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Informática - administração de dados, Administração de Rede, Análise de Sistemas, Gerenciamento de Projetos, Medicina, Psicologia (Administrativa) e Psicologia (Avaliação Psicológica).

Para nível médio, as vagas dispostas são para Assistente Técnico da área Administrativa, da área Técnica (Construção Civil), Técnica Eletrotécnica, Eletricista/Programador da área Técnica, Programador (Informática), Vistoriador/Emplacador para Emplacamento de Veículos e Vistoriador/Emplacador para Inspeção Veicular.

Com a nomeação, o diretor geral interino do Detran, Antônio Willy Saldanha, acredita que haverá uma oxigenação no quadro funcional do órgão e a população irá sentir os benefícios da mudança.

“O Detran de todo o Rio Grande do Norte, incluindo as unidades do interior do Estado, irá receber os novos servidores que atenderão as mais diversas demandas. Os maiores beneficiados desse processo serão os contribuintes e a população de maneira geral que terão à disposição uma melhora na qualidade dos serviços, presteza e agilidade. Todos eles serão instruídos a continuar atendendo bem ao público nos mais diferentes lugares. As carências serão supridas", declarou Willy Saldanha.
 
DN ON LINE

COMPERVE DIVULGA NOTAS DA REDAÇÃO DO VESTIBULAR A DISTÂNCIA DA UFRN

A COMPERVE acaba de divulgar as notas das provas de redeção dos candidatos do vestibular em EAD.
Para verificar o desempenho o candidato precisa digitar o número do CPF.

Para ter acesso ao portal e verificar sua nota CLICK AQUI.
 
 
FONTE: NOSSO PARANÁ

quinta-feira, 28 de junho de 2012

CORREIOS ABRE MAIS DE 9 MIL VAGAS

Os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em 9.904 novas vagas em todo o Brasil. A ampliação foi autorizada pelo Ministério do Planejamento nesta quarta-feira, 27. A empresa poderá contratar os aprovados do atual concurso que estão em cadastro reserva, para os cargos e localidades em que haja necessidade. Para atender outras localidades e cargos que não tenham cadastro disponível, os Correios realizarão novo concurso no segundo semestre.

A maioria das vagas aprovadas destina-se à área operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A ECT ainda irá realizar o dimensionamento das vagas por localidade. Os Correios contam atualmente com 115 mil empregados, sendo 57 mil carteiros.

A autorização prevê que o preenchimento das vagas se dê de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013.

No ano passado, os Correios realizaram concurso para todas as áreas da empresa. Até o momento, já contrataram 10.381 novos empregados aprovados nessa seleção, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano.

CAERN CONVOCA APROVADOS EM CONCURSO PARA OPERADOR DE SISTEMAS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) está convocando a parcela, ainda não admitida, dos aprovados na seleção para operadores de sistema, realizada em 2008, totalizando 411 empregados. Os classificados restantes devem comparecer à Gerência de Desenvolvimento Humano na Administração Central da Caern, avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, Natal, nos horários de 7h30 às 11h30 ou 13h30 às 17h30, de segunda a sexta feira, para tratar da admissão. E podem obter informações pelo telefone (84) 3232-4170. O não comparecimento do aprovado, no prazo de 30 dias, com toda documentação, à Gerência de Desenvolvimento Humano, implica em ser considerado desistente, conforme item 14 do edital do concurso.

Nessa seleção, para o cadastro reserva, em 2008, foram aprovados 636 candidatos, dos quais 411 para o cargo de operador de sistema e 225 para outras especialidades. Já foram chamados 390 para operador de sistema e 153 candidatos para outros cargos, totalizando 543 convocados.

PRORROGADO

A Caern prorrogou até o dia 1º de julho de 2014, o prazo de validade do Concurso 2010, para o preenchimento de cargos no cadastro reserva da Companhia, realizado em julho daquele ano. Foram aprovados 432 candidatos para 19 cargos, em vários níveis, fundamental, médio e superior, dos quais foram chamados 171 selecionados. À medida das necessidades, a Caern vai convocando os aprovados por ordem de classificação.

DN ON LINE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEC DIVULGA RESULTADO DO SISU

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação. Mais de 642 mil candidatos se inscreveram para 30.548 vagas oferecidas em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais, para o segundo semestre de 2012. A concorrência ficou em 21 candidatos por vaga.

Os candidatos aprovados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições para onde foram selecionados. Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.

 DN ON LINE

TJ-RN ABRE CONCURSO COM 105 VAGAS PARA SERVIÇOS CARTÓRIO

O Tribunal de Justiça do RN divulgou edital para concurso público, com 105 vagas para escrivão, por remoção e ingresso.O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES). Os serventuários extrajudiciais não receberão vencimentos ou qualquer tipo de remuneração dos poderes públicos estaduais, sendo a remuneração pêlo lucro do cartório. A prova objetiva terá 100 questões e será realizada no dia 23 de setembro de 2012.Uma audiência pública está marcada para o dia 04 de julho, às 16h, no auditório do TJ-RN, para tirar as dúvidas dos interessados.

Para concorrer a vagas com provimento por remoção, poderão se inscrever os titulares de serventias extrajudiciais do Estado, independentemente de entrância, que já detenham a delegação por mais de dois anos, contados da data do efetivo exercício na atividade. Para as vagas com provimento por ingresso, poderão se inscrever os candidatos que tenham concluído o curso superior de graduação em Direito, em instituição de ensino oficial ou devidamente reconhecida pelo MEC, até a data da outorga ou candidatos que tenham exercido por dez anos completos, até a data da primeira publicação do edital, função em serviço notarial ou de registro.

Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição preliminar no concurso para cada uma das formas de provimento. O valor da taxa de inscrição preliminar é de R$ 150,00. O processo de inscrição é dividido em duas etapas distintas.

A primeira parte do processo de inscrição preliminar consiste em acessar o site www.cartorio.tjrn.ieses.org ou o site www.tjrn.jus.br apontando para “INSCRIÇÕES ON LINE” e, preencher a Ficha de Inscrição Preliminar, no período de 09 de julho a 10 de agosto de 2012. A segunda parte do processo de inscrição preliminar ao Concurso Público – Edital 001/2012 consiste em imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição preliminar até 10 de agosto de 2012, exceto se isento do pagamento.

Provas

Os candidatos farão provas objetiva de seleção, discursiva – escrita - e prática oral e de títulos, em que serão avaliados os conhecimentos e/ou habilidades técnicas sobre as matérias relacionadas ao cargo de Notário e Oficial de Registro. Todas as provas serão realizadas na cidade de Natal, exceto a Prova de Títulos.

A prova objetiva terá 100 questões e será realizada no dia 23 de setembro de 2012. A prova discursiva – Escrita e Prática - constará de duas questões práticas e quatro teóricas e será aplicada em 25 de novembro de 2012.

Os candidatos aptos à Prova Oral serão convocados a fazer a entrega dos documentos pertinentes à Prova de Títulos, os quais deverão ser encaminhados via SEDEX para IESES – Concurso TJRN Cartório – A/C Caixa Posta 6545 – 88036-970 Florianópolis (SC), com postagem no período de 08 de março a 27 de março de 2013.

As médias finais dos candidatos e as classificações dos aprovados serão disponibilizadas, através da internet, até às 18h do dia 03 de junho de 2013.
 
DN ON LINE

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PREFEITURADE NATAL CONVOCA PROFESSROES TEMPORÁRIOS APROVADOS EM CONCURSO

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira (20) publicou a nomeação de 29 professores temporários aprovados em concurso público para assumirem função na rede municipal de ensino de Natal. Os candidatos participaram de Processo de Provas, Edital nº 02/2011, para contratação temporária para o cargo de professor nos termos da Lei 5.345, de 28 de dezembro de 2001, alterada pela Lei nº 5.761, de 13 de dezembro de 2006.

Estão sendo convocados da seleção de 2011, oito professores de Educação Física, sete professores de Língua Portuguesa, cinco professores de Geografia, sete professores de História e dois de Ciências. O concurso público terá validade de dois anos, podendo ou não ser prorrogado por mais algum tempo.

De acordo com a presidente da Comissão de Concurso da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), Ednice Peixoto, os candidatos convocados devem no prazo de 30 dias procurarem à Comissão de Concurso (COMPEC) da SME. A comissão se localiza na Rua Fabrício Pedrosa, 915 - antigo Novo Hotel Ladeira do Sol, na sala 403 (4º piso), das 8 às 14 horas, com o objetivo de receberem todas as orientações sobre documentação necessária para assinatura do contrato, sob pena de não assim o fazendo perderem o direito a convocação.

Educação Física

Caetano Saboya Caldas
Ricardo Bruno Gomes Bezerra
Priscila Carla da Silva Gomes
Raphael de Azevedo Coutinho
Alenuska Glicia de Lima Silva
Geovanna Donato de Almeida
Lenilson Angelo de Carvalho
Michele Coelho de Souza

Língua Portuguesa

Nadia Regina da Silva Rodrigues
Raqueline Amaro de Oliveira
Emerson Silva da Hora
Maria Cristina Ferreira de Menezes
Cleber Leite de Lima
Marly Justino de Araújo
Saionara Cristina da Silva

Geografia

Adonis Fonseca Rocha
Paulo Henrique Rodrigues Lessa
Ian Bruno Mendonça Taquary
Daniela Zamares da Silva Medeiros
Lucimara Araújo da Silva

História

Victor Gabriel Campelo Assunção
Claudionor Almir Soares Damasceno
Adisa Richelhe Gonçalves Fernandes
José Fernando da Silva
Hallyson Brenno Lobato Ribeiro
Andrea dos Santos Ferreira
Herbert Alexandre Vieira dos Santos

Ciências

Maria da Conceição Santos da Silva
Ranilson Fernandes Costa Júnior
 
 
 
DN ON LINE

PROFESSORES DÃO DICAS PARA CONCURSO DA POLICIA FEDERAL

Finalmente saiu o tão esperado concurso para a Polícia Federal, com oportunidades para três cargos: delegado (150), perito (100) e escrivão (350). As inscrições foram abertas na última segunda-feira e os interessados em participar terão até 9 de julho para se cadastrarem, no site do Cespe/UnB. Segundo especialistas, espera-se, para este processo seletivo, um dos maiores contingentes de inscritos de todos os tempos, atraídos especialmente pelos bons salários — de R$ 7.514,33 para escrivão e de R$ 13.368,68 para perito e delegado. O edital está voltado para unidades de fronteira, como os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre outros.

Uma das grandes novidades do edital de delegado de polícia, diz o diretor do IOB, é a integração da prova oral, tradicionalmente cobrada na carreira jurídica. Aos escrivães, é bom lembrar que a prova de digitação terá unicamente caráter eliminatório.

— Este mesmo edital não fala expressamente da avaliação de títulos entre os requisitos para investidura, mas deixa escapar que pode haver uma avaliação. Tal fato não ocorre no edital para perito, onde os títulos parecem preencher a ausência da prova de digitação — acrescenta o professor Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB,

Quanto às disciplinas, ressalta Pereira, os peritos sempre esperam uma prova muito técnica e específica, afastando os aventureiros de seus bancos de prova. Contudo, o cargo de agente receberá de braços abertos a grande maioria dos concurseiros, já que conta com disciplinas que representam com grande fidelidade o núcleo duro da maioria dos concursos de nível superior.

Para delegado, no entanto, o edital traz algumas surpresas: criminologia, direito financeiro e direito internacional público dão o tom da conversa, apontando um edital maduro e voltado especialmente para o bom desempenho das atividades policiais. Ou seja, exige do bacharel em direito um pouco mais do que se esperava, levando-se em consideração o último edital.

O professor Sérgio Gurgel, do Canal dos Concursos, aconselha que as disciplinas sejam estudadas com equilíbrio, mas admite ser natural que os candidatos priorizem o conteúdo de direito penal, processo penal e legislação especial, pensando nestas matérias como as mais importante por se tratar de um concurso voltado para a área de segurança.

Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, vai além, afirmando que os candidatos não devem estudar exclusivamente os novos conteúdos do edital, já que, como são novidades, não devem ser cobrados de forma intensiva:

— O que o candidato tem que fazer é equilibrar o estudo entre todos conteúdos, de acordo com o peso de cada bloco de prova. É importante ajustar o tempo de estudo para garantir a melhor relação custo-benefício. Sendo assim, o candidato precisa dar mais ênfase ao conjuntos de disciplinas com maior peso na prova.

Estrella vê a prova oral para delegado como um problema, tornando mais trabalhoso o processo de seleção e tirando um pouco a objetividade do certame:

— A Polícia Civil já vem fazendo isso há bastante tempo. Embora a proposta seja interessante, o candidato perde um pouco a mão dessa questão de controle do certo e errado, de qual é o gabarito, de que forma ele respondeu, de que forma vai fazer um recurso. Como prova de avaliação é um avanço, mas como forma de controle para o candidato é um dificultador. A avaliação é muito subjetiva, o que torna mais difícil para o candidato avaliar seu desempenho. Além disso, tem o fator estresse de passar por uma avaliação oral.

Como nas demais seleções públicas, os especialistas afirmam que a resolução de exercícios de provas anteriores para os cargos ou ministrada pela banca organizadora é sempre a melhor indicação de estudo, principalmente durante as semanas que antecedem as provas. Os candidatos devem também aproveitar os sites gratuitos que fornecem questões de concursos com gabarito e comentários das questões, excelentes para preparação e treino dos concursandos, ajudando a sedimentação e fixação do conteúdo já estudado.

Para todos os candidatos, um lembrete: é exigida carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria B para todos os cargos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

COMPREVE DIVULGA RESULTADO DA PROVA OBJETIVA DO VESTIBULAR A DISTÂNCIA DA UFRN

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o resultado da prova objetiva do último Vestibular à Distância.
Lembrando que estão sendo ofertadas 68 vagas para o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Caraúbas/RN. Sendo 45 para Educação Física e 23 para Pedagogia.

Clique e confira o seu desempenho.

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psdistancia/2012/consultaExtratoDesempenho.php


FONTE: CARAUBAS HOTNEWS

terça-feira, 12 de junho de 2012

DIVULGADO O RESULTADO DO CONCURSO DA UFERSA

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo, divulgou o resultado final do concurso público para cargos administrativos – nível superior e médio, realizado no dia 29 de abril.
Confira AQUI a relação.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

POLICIA FEDERAL LANÇA NOVO CONCURSO

Foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11/06) os três aguardados editais do concurso da Polícia Federal. Os certames servirão para o preenchimento de 100 vagas no cargo de Perito Criminal Federal, 350 vagas no cargo de Escrivão de Polícia Federal e 150 vagas no cargo de Delegado de Polícia Federal. A remuneração oferecida para os cargos de Perito Criminal e Delegado é de R$ 13.368,68 e para o cargo de Escrivão é de R$ 7.514,33, com jornada de trabalho em regime de dedicação exclusiva (40 horas semanais).

quinta-feira, 7 de junho de 2012

UFERSA PREPARA CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR

Depois de Angicos, as cidades de Mossoró, Ipanguaçu e Caraúbas são as próximas a ser beneficiadas com o Cursinho Pré-Universitário Popular, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As aulas vão começar no próximo dia 16 de junho em Mossoró e Ipanguaçu, sempre aos sábados, nos horários da manhã e tarde. Já em caraúbas no dia 23. O projeto é coordenado pelo professor Eder Jofre Marinho Araújo, da UFERSA Angicos, tendo como coordenadora adjunta e pedagógica, a professora Rita Diana de Freitas Gurgel.

A experiência, realizada no ano passado dentro das atividades do Programa Conexões de Saberes, foi institucionalizada como ação de extensão da UFERSA com a proposta de preparar os estudantes concluintes secundaristas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. O projeto foi pensado para atender não apenas as escolas das sedes dos campi da UFERSA, mas também, em outros municípios. A viabilização do projeto vem acontecendo com assinatura de convênio entre a UFERSA e as prefeituras.

“Tivemos reunião com o secretário de educação de Afonso Bezerra na tentativa de levarmos o pré-universitário também para aquele município. O secretário se mostrou receptível a proposta e estamos aguardando uma resposta quanto à assinatura do convênio”, adiantou o professor Eder Jofre.

As aulas do pré-universitário popular serão ministradas por universitários monitores da UFERSA, sendo 25 de Mossoró, 09 de Ipanguaçu e, 11 de Angicos. O trabalho dos monitores em sala de aula é acompanhado por professores da Universidade. Em Mossoró, o pré-universitário é coordenado pelo professor Walter Martins.

Em Angicos as aulas estão acontecendo desde o dia 21 de abril, na Escola Estadual Francisco Veras, com 11 monitores voluntários e duas turmas com 35 estudantes do ensino médio em cada uma. Em Mossoró, o Pré-Universitário popular vai beneficiar 160 estudantes concluintes do ensino médio que serão distribuídos em três turmas, sendo duas de 60 alunos pela manhã e uma de 60 alunos à tarde. As aulas vão acontecer nas dependências da UFERSA Mossoró, no prédio Central.

Já em Ipanguaçu, serão 80 estudantes beneficiados, distribuídos em duas turmas. Em Caraúbas serão 60 estudantes também distribuídos em duas turmas. O cursinho prosseguirá até o dia 27 de outubro

UFRN APROVA CRIAÇÃO DE 3 NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou em reunião nesta terça-feira, 5, a criação de três novos cursos de pós-graduação na Universidade.

Instituídos pela UFRN, o Doutorado em Sistemática e Evolução e o Mestrado em Biologia Estrutural e Funcional são, ambos, vinculados ao Centro de Biociências (CB), e o Mestrado em Música, ligado à Escola de Música da UFRN.

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, a professora Edna Maria da Silva, este é o momento de enviar as novas propostas dos novos cursos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este ano já foram enviados para aprovação pela CAPES cinco cursos de mestrado profissionalizante.

“Os cursos de pós-graduação surgem de acordo com a demanda e existem em consonância com a produção de conhecimento, como é o caso do novo doutorado em Sistemática e Evolução, que já tem um mestrado homônimo”, afirmou Edna.

BANCO DO NORDESTE PRORROGA CONCURSO PÚBLICO POR 2 ANOS

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta quarta-feira(06), a prorrogação para até 09 de junho de 2014 do concurso público realizado em 2010 para provimento dos cargos de analista bancário 1, analista técnico 1 e especialista técnico 1.

O concurso contou com 6.639 candidatos classificados, e apesar de ter sido realizado para cadastro de reserva, já foram convocados 441 candidatos, sendo 342 para analista bancário, 04 para analista técnico e 95 para especialista técnico.

"Apesar de ter sido um concurso para cadastro de reservas, o Banco do Nordeste tem convocado aprovados na medida em que as vagas vão surgindo", afirma a superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco, Eliane Brasil.