quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CONFIRA DICXAS DE PORTUGUÊS E LITERATURA PARA O ENEM

As questões de Língua Portuguesa e Literatura, no Enem, são cobradas dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; no segundo dia de prova, junto com a redação e as perguntas de matemática. Uma maratona! Para ajudar nos estudos, professores consultados pelo GLOBO dão algumas dicas e apontam quais os assuntos mais cobrados no exame.

Para a professora Elaine Antunes, que dá aula nos colégios Teresiano e QI, o principal nesses últimos meses de preparo é manter-se atualizado e ler bastante, diversos tipos de texto. A prova do Enem costuma ser majoritariamente de interpretação.

— Os textos da prova, em geral, são pequenos e não criam grandes dificuldades. A gramática deve ser vista como instrumento de elaboração de raciocínio para as questões. As perguntas do Enem costumam ser bastante indutivas — avalia.

O professor Felipe Mansur, do Colégio Santo Inácio, destacou, entre os conteúdos recorrentes na prova, as funções e figuras da linguagem; o uso de conectivos; as expressões idiomáticas e as diferenças semânticas. Ele também lembra que a banca gosta de cobrar a identificação dos diversos gêneros textuais, como o literário, jornalístico e argumentativo. Charges e tirinhas também aparecem muito na prova.

— Aspectos tradicionais da gramática, como funções sintáticas ou conjugações verbais, não são o foco do Enem. Esse exame valoriza a competência do aluno, a relação dele com o texto, se consegue captar a sua mensagem — explica Mansur.

Nas questões sobre literatura, os professores apontam a predominância do modernismo.

— A prova costuma privilegiar o entendimento dos estilos. O que eles representam dentro de um determinado contexto histórico, assim como os recursos estilísticos usados por cada autor — diz Elaine.

Já Mansur alerta que é preciso saber estabelecer diálogos entre a literatura e as artes plásticas:

— É muito comum ver no Enem questões que cobram do aluno essa ponte com os gêneros artísticos.

Da Agência O Globo via DN ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário