domingo, 23 de dezembro de 2012

DICA: VEJA COMO CONCILIAR ESTUDOS PARA MAIS DE UMA CONCURSO

A busca por uma remuneração melhor, estabilidade financeira e, de quebra, satisfação profissional tem feito com que cada vez mais pessoas tentem entrar para o serviço público. E nessa corrida por uma vaga, para muitos, a opção é se preparar para mais de um concurso público. Mas, segundo os especialistas, é preciso ter certos cuidados para não perder o foco e acabar não se preparando adequadamente para quaisquer que sejam as seleções escolhidas.

Especialista em leitura dinâmica para concursos, Juarez Lopes diz que o ideal é o candidato focar em um objetivo e investir todos os esforços para alcançá-lo. Mas, no caso de concursos com programas similares, ainda se permite um concessão:

— Como diz o velho ditado, “quem atira para todo lado, não acerta em lugar nenhum”. O ideal é focar no concurso de maior interesse e complementa-se, caso seja possível, os assuntos específicos dos demais programas.

Também para Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, a escolha por uma área específica contribui muito para a preparação do candidato, pois reflete diretamente no volume de disciplinas que serão estudadas. Assim, diz ele, escolhendo a área fiscal especificamente, poderá dedicar mais tempo e atenção para as disciplinas de maior peso e cobrança, como economia e direito tributário. Por outro lado, se escolhe as carreiras da área policial e segurança pública, terá como se dedicar mais a direito penal, direito processual penal, legislação penal especial e direito constitucional. Podemos ainda destacar os concursos de analistas, que exigirão mais domínio de direito constitucional, direito administrativo, direito civil e regimentos internos.

— Mas com um pouco mais de dedicação, é possível fixar o núcleo duro dos concursos, abordando 80% das disciplinas mais cobradas, mantendo o radar dos concursos sempre ligado — aconselha Pereira.

Escolher seleções para a mesma área representa uma vantagem para os candidatos, completa Lopes, pois facilita a estratégia de administração do tempo de estudo devido às matérias em comum.

Na opinião de Pereira, a grande questão, na verdade, é a preparação para os estudos, as atividades que acontecem paralelamente, e não o ato de estudar em si:

— Essa análise vai de encontro à tranquilidade e dedicação que devem ser esperadas dos candidatos. Não estou dizendo que o candidato deva, por exemplo, parar de trabalhar. Não é isso. Mas ele tem que ter em mente que até a sua aprovação, não existe outra atividade, a não ser a de manutenção de seu sustento, que deva ter tanta importância em sua vida como os estudos. E esse preparo passa pela organização emocional, financeira e profissional.

Segundo o professor, a boa preparação se resume ao tempo dedicado do candidato. E o melhor esquema seria: 50% do tempo dedicado a estudos dirigidos, aulas com professores preparados e especializados em concursos públicos; 30% do tempo dedicado a leitura dos principais manuais direcionados; 15% do tempo deve ser voltado para a realização de provas específicas; e 5% finais devem ocupar a vida do candidato com alguma atividade esportiva ou de lazer:

— Claro que tais percentuais variam na medida em que o candidato avança em seus conhecimentos.

Lopes, por sua vez, aconselha que aqueles que têm um projeto eficiente de estudo e um método eficaz de leitura devem parar de estudar um dia antes da prova.

— Neste dia, mude a rotina, vá ao cinema, ao teatro etc. Estudar até a hora de começar a prova pode provocar o famoso branco, devido à ansiedade e ao estresse.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário