Embaixada Americana selecionará até 20 docentes da disciplina
Professores de língua inglesa da rede pública de ensino brasileira poderão ter capacitação intensiva nos Estados Unidos. A iniciativa é parte do novo programa de certificação fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos e a comissão para intercâmbio educacional entre aquele país e o Brasil, Fulbright. As inscrições vão até 27 de setembro.Entre os objetivos do novo programa Certificação nos EUA de professores de língua inglesa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública de educação, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês dos docentes em início de carreira e o estímulo a parcerias, visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.
O programa prevê a seleção de até 20 participantes. O curso intensivo terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA, e duas semanas no Brasil para a conclusão do projeto. Entre os benefícios para os participantes estão incluídos alojamento, alimentação e deslocamento.
Para participar da iniciativa é necessário possuir nacionalidade brasileira. Também são requisitos da inscrição ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo na rede pública no ensino de língua inglesa.
Requisitos para candidatura:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa;
- Ser professor efetivo (com estágio probatório concluído) na rede pública de ensino básico, em exercício no ensino de língua inglesa;
- Ter concluído a graduação em letras a partir de 2000;
- Ter proficiência em inglês;
- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos valores já pagos, monetariamente atualizados.
Benefícios nos EUA:
- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Taxas escolares;
- Materiais educacionais;
- Atividades culturais;
- Laboratório e aulas de conversação.
Dúvidas e pedidos de informações podem ser encaminhados pelos telefones (61) 2022-6664 ou 6564 ou para os endereços eletrônicos thais.aveiro@capes.gov.br e fernanda.litvin@capes.gov.br . A previsão é de que o resultado do programa seja divulgado em novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário