quinta-feira, 8 de março de 2012

DEFINIDO: CONCURSO DA PF VAI SER ORGANIZADO PELA CESPE/UNB

Um dos mais aguardados no âmbito nacional, o concurso público da Polícia Federal já tem previsão de publicação do edital. É que já foi divulgada, desde a primeira quinzena de dezembro de 2011, a Portaria 559/2011 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizando a realização de seleção pública. A finalidade do Concurso PF 2012 é preencher 1.200 vagas no Quadro de Pessoal do Departamento de Polícia Federal - DPF, por meio de processos que acontecerão ao longo deste ano, com previsão de nomeação a partir de dezembro de 2012. A Portaria estabelece também que o prazo para a publicação dos editais será de até seis meses.
Embora passível de alteração, o cronograma de concursos elaborado pela própria PF no presente ano previa que o primeiro certame a ser realizado irá preencher 600 vagas, sendo 500 para Agente (APF) e 100 para Papiloscopista (PPF). De concreto até agora já se sabe que o Cespe/Unb foi escolhido, conforme extrato de dispensa de licitação publicado na última terça (06/03) do Diário Oficial da União.
De fato, a maior parte das vagas (850) é para Agente e Escrivão de Polícia Federal (500 e 350 vagas, respectivamente), cargos que exigem nível superior em qualquer área e habilitação categoria B. A mesma exigência é válida para o cargo de Papiloscopista Policial Federal (100 vagas). As únicas funções que exigirão escolaridade específica são Delegado de Polícia Federal, que requer formação superior em direito, e Perito Criminal Federal, que também exige nível superior, porém em áreas a serem delimitadas pela própria instituição.
A faixa salarial dos cargos oferecidos vai de R$ 7.500 a até R$ 13.300.
Considerando a história recente dos concursos da PF, a expectativa é que os cargos de Agente e Escrivão da PF sejam os mais concorridos. Para se ter uma idéia, no último concurso da PF, realizado em 2009, a relação candidato/vaga para Agente foi de 316,47, enquanto que para Escrivão ficou em 128,61 por cada vaga.


FONTE: Site Concursos no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário