sábado, 13 de outubro de 2012

DICAS PARA SE SAIR BEM EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO PELO TELEFONE

Ainda não são todas as empresas, mas cada vez mais companhias adotam a entrevista de emprego por telefone, especialmente quando o candidato vive em uma cidade diferente da sede da organização. Além disso, esse método faz com que a contratante economize tempo fazendo o filtro para a vaga disponível.

Não estar cara a cara com o entrevistador pode ser estranho, afinal, a linguagem corporal ajuda bastante nessas horas, mas existem alguns macetes que podem ajudar a se sair bem na hora de ser sabatinado pelo telefone. As entrevistas, geralmente, duram cerca de 20 a 30 minutos. É importante que o candidato encare a sabatina via telefone de forma tão séria quanto uma ida à empresa, e não caia na armadilha de achar que essa conversa é mais informal do que as feitas frente a frente.

Na verdade, a preparação não é tão diferente do que aquela para uma entrevista tradicional, a não ser por alguns aspectos. Veja algumas dicas do site da Monster:

- Tenha o seu currículo (e carta de motivação, quando for o caso) na sua frente. Isso pode ser necessário durante a entrevista, caso tenham alguma dúvida em relação a datas ou certificados.

- Pesquise sobre a companhia, estude bem a descrição do cargo e treine as suas respostas.

- Escreva os pontos principais que quer destacar para o entrevistador e mantenha esse papel à vista também.

- Se não houver oportunidade de falar sobre esses pontos ao longo da entrevista, use o final da conversa, quando o entrevistador costuma questionar se o candidato ainda tem alguma pergunta a fazer.

- Certifique-se de que seu aparelho está funcionando bem, sem chiados ou outros problemas que possam atrapalhar a ligação. De preferência ao telefone fixo e caso só possa usar o celular, avise o recrutador no início da conversa.

-Vista-se e arrume-se como se fosse sair para a entrevista. Não fique de pijama. Isso ajudará a ter mais segurança e autoconfiança para falar.

- Fique de pé ou sentado em uma mesa, nunca esparramado no sofá ou deitado na cama. O efeito é o mesmo de estar arrumado.

Da Agência O Globo VIA DN ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário