quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NEM SÓ DE ESTUDOS VIVE UM CONCURSEIRO

EXERCÍCIO: AUTO-ANÁLISE E OTIMISMO

Chega uma fase dos estudos que quase impossível não desanimar. É a pressão da família, dos amigos, sua mesmo por ainda não ter alcançado resultados... Por isso nessa fase o ideal e continuar a manter a mente sã para suportar essa maratona e não fraquejar quando estiver bem perto de conquistar.
Abaixo tem algumas dicas de exercício para manter o ritmo.
Bons Estudos!
Este exercício deve ser repetido por pelo menos 2 meses. Ele é o primeiro passo para começarmos a ter uma atitude mais positiva em relação ao nosso dia a dia.
1° - Pegue um bloco de notas e uma caneta. Mantenha-os sempre perto de você, os levando para onde você for.
2° - Durante as duas primeiras semanas de exercício, sempre que você tiver um pensamento negativo, como por exemplo: “- Hoje será um dia péssimo, pois o supervisor virá visitar meu local de trabalho”, “- Tenho certeza que irei fracassar na prova de amanhã”, escreva o pensamento em seu bloco de anotações, com a data em que este ocorreu.
Obs.: É natural que repare que, à medida que se aproxima do final das duas semanas, terá mais coisas escritas do que no inicio, e com uma maior freqüência. Não se preocupe. Isso ocorre porque ao se acostumar a escrever seus pensamentos positivos, você começa a tomar consciência deles, desta forma consegue captar uma maior quantidade de pensamentos. Isso é importante para mostrar que o processo que você esta realizando esta tendo progresso.
3° - Durante as duas semanas seguintes, ignore os pensamentos negativos. Concentrem-se exclusivamente nos pensamentos positivos e tome nota de todos em seu bloco de anotações, com a respectiva data em que os teve. Exemplos: “- Hoje esta um lindo dia de sol, terei muitas alegrias neste dia.”, “- Hoje irei participar de uma reunião no trabalho, será minha chance de mostrar minhas idéias novas.”.
4° - Quando estas duas semanas terminarem sente-se num lugar calmo e dê uma olhada em seu bloco de anotações. Conte os pensamentos negativos e os pensamentos positivos. No inicio, é normal que a quantidade de pensamentos negativos seja maior, mas não se preocupe com isso, esse resultado é uma causa natural do modo em que fomos criados.
5° - Agora olhe para seus pensamentos negativos e os substitua um a um, por pensamentos positivos contrários. Por Exemplo:
• “- Hoje será um dia péssimo, pois o supervisor virá visitar meu local de trabalho” – Hoje será um ótimo dia, o supervisor virá fazer uma visita e poderei lhe mostrar meus ganhos deste mês.
• “- Tenho certeza que irei fracassar na prova de amanhã” – A prova de amanhã será fácil, e eu ainda tenho um tempo para revisar minhas ultimas dúvidas.
6° - Na semana seguinte, recomece tudo novamente. Continue com este exercício por pelo menos 2 meses. Se você for honesto consigo mesmo, e esta se esforçando para cumprir esta meta, escrevendo em seu diário todos os seus pensamentos, com o tempo a diferença entre os pensamentos negativos e positivos irá diminuir. A certa altura do processo, você poderá ter a surpresa de descobrir que consegue manter apenas pensamentos positivos em sua mente. Desta forma, você estará eliminando os receios e as dúvidas que estão atrapalhando o seu desenvolvimento, fazendo você ter uma vida mais plena e com menos preocupações

Nenhum comentário:

Postar um comentário