quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TIRE LIÇÕES DO ENEM PARA USAR NO VESTIBULAR

Milhares de vestibulandos que estão às vésperas de encarar o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),tiveram uma experiência importante para avaliar os seus conhecimentos e melhorar a preparação, a partir do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) realizado no último mês.

Com a matriz curricular semelhante que aborda situações problemas,contextualizando o diálogo entre as disciplinas e conhecimento aplicado no cotidiano, aprovado Enem pode apontar indícios para que os candidatos a uma vaga no Ensino Superior poderão encontrar no vestibular da UFRN.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFRN(Comperve), Magda Pinheiro a tendência dos últimos vestibulares semelhantes aos conteúdos exigidos no Enem será mantida."As questões objetivas dão ênfase à leitura e à compreensão do objeto do conhecimento. Enquanto que as questões discursivas procuram avaliar a capacidade de o candidato aplicar o conhecimento e expressá-lo em uma linguagem adequada", disse Magda.

Para o professor de Física e diretordo Overdose Colégio e Curso,Carlos André, tanto o Enem como o vestibular da UFRN apresentam uma proposta de interdisciplinaridade e aplicação do conhecimento na vida do candidato."Por exemplo na prova de Física do Enem, o aluno que esperava só decorar fórmulas para fazer cálculos levou um susto com o perfil da prova que cobra a aplicabilidade da disciplina,e deve ficar alerta nestas últimas semanas para corrigir este erro", enfatizou o professor.

A Comperve ressalta ainda que o vestibular da UFRN prioriza questões contextualizadas, uso de diferentes linguagens (imagens,gráficos,mapas), compreensão para o uso de cálculos.

"O uso das diferentes linguagens se baseia na busca de uma boa qualidade das questões e na prudência em relação ao tempo e às exigências que essa habilidade impõe às mesmas.Não serão usa dos textos excessivamente longos",concluiu Magda.

A relação com o tempo de provapara resolver as questões também irá ajudar os estudantes para o vestibular. "O Enem é uma prova desgastante e com questões longas,então quem conseguiu dosar bem o tempo por questão poderá aplicar no vestibular", disse Carlos André.

DN ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário