quinta-feira, 24 de maio de 2012

CONCURSO: IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DA ÁREA

Na atualidade, existe uma grande diversidade de áreas e possibilidades de atuação por meio de um concurso.
Esta situação acaba deixando os interessados em ingressar na carreira pública, muitas vezes, perdidos frente à tantas alternativas.
Para falicitar e organizar os estudos, é preciso inicialmente que os concurseiros escolham uma área específica de dedicação.Pois a partir disto, é possível o estudo de disciplinas comuns, que servirão para várias seleções incluídas dentro de uma mesma área.
Como exemplo é possível citar os certames para tribunais, instituições bancárias, área fiscal, área legislativa, segurança pública, entre outras.
Esta definição é importante para organizar os estudos a serem feitos, visto que o ideal é iniciar a preparação antes que o edital seja liberado, porque desta forma será possível um maior tempo para aprofundamento até o momento das provas.
Quando ocorre a escolha por determinada área de concursos é preciso uma organização do tempo, pois a maioria dos interessados irão estudar matérias que eles nunca viram e até que não tem nenhuma afinidade; para isto, portanto, o uso de livros, aulas e materiais didáticos adequados é essencial para o sucesso.
Esta organização melhora muito quando há a definição, pelo estudante, de dias e horários com a delimitação das matérias a serem estudadas, sendo que os conjuntos de disciplinas devem ser estudados em ciclos de, pelo menos, uma quinzena cada um.
A partir da publicação do edital, é importante ler o mesmo com muita atenção considerando as disciplinas, como serão as provas e os seus respectivos pesos.
É com base nestas informações que será organizado o estudo até o momento da avaliação do certame. É importante considerar também que os 15 dias antes da prova devem ser usados para a revisão dos conteúdos a serem avaliados.
E após a prova, é necessário avaliar o desempenho do candidato e se a aprovação foi obtida é um ótimo sinal, mas se isto não aconteceu, é necessário que o concurseiro não desanime.
Veja os principais erros e falhas cometidas, bem como volte aos estudos naquela área escolhida até o próximo concurso a ser oferecido na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário