quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

63% DAS VAGAS DA UFERSA NÃO FORAM PREENCHIDAS NA PRIMEIRA CHAMADA

O último dia para os aprovados na primeira chamada efetuarem a matrícula na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi na última segunda-feira. Apesar da oportunidade e do crescimento na quantidade de vagas, a instituição teve apenas 37% de seus aprovados que realizam a matrícula, isto é, das 1.115 vagas estão sobrando 629, o que corresponde a 63% das vagas.

Para o pró-reitor de graduação da Ufersa, José de Arimatéia de Matos, a explicação para esse déficit pode estar na falta de consciência de alguns alunos. "Ouço dizer, por exemplo, que um aluno já aprovado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez a matrícula na Ufersa só para mostrar que podia passar aqui também".

O pró-reitor explica, contudo, que com esse problema há um trabalho desnecessário da instituição. "Isso não altera nada nas vagas, todas serão preenchidas do mesmo jeito, mas dá muito mais trabalho para a gente". Outras situações, porém, ainda precisaram de análises mais detalhadas.

"Em Carnaúbas, quinze dos aprovados em Ciência e Tecnologia são da cidade. Destes, apenas oito fizeram matrícula. A gente não entende", afirma o Arimatéia. Ciência e Tecnologia foi, inclusive, o curso em que houve maior quantidade de matriculados: 75% de vagas preenchidas em Mossoró e 70% em Carnaúbas.

A lista com a relação de nomes dos aprovados na segunda chamada vai ser divulgada no dia 4 de fevereiro. O aluno deve ter atenção redobrada na data em que deve entregar os documentos na Ufersa - nos dias 7 e 8 de fevereiro. "Sem a documentação necessária, a matrícula não se efetua", lembra.

A terceira chamada será no dia 14 deste mês. Se ainda existirem vagas disponíveis depois destas etapas, os candidatos podem escolher por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e poderá ser utilizada para selecionar os candidatos a critérios das instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário