quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Concurso com 6.352 vagas é anulado por erros em provas no TO

Foi anunciada na última sexta-feira (18/2) a anulação do concurso público do quadro geral do estado de Tocantins, realizado em 2009 sob a organização da Fundação Universa. A medida foi apresentada por meio de entrevista coletiva concedida pelo secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas Martins, e pelo procurador geral do estado, Bruno Nolasco de Carvalho.
Segundo Mascarenhas, a decisão foi tomada baseada nos acontecimentos relacionados ao certame. “Para se ter uma idéia, de 122 cargos existentes, 101 tiveram de 10% a 24% das questões anuladas. Isso prova a ineficiência do concurso”, explicou o secretário. Ele ainda acrescentou que houve cartões de respostas incompletos e conflitos nas realizações das provas.
As pessoas que se inscreveram no concurso e que quiseram pedir o dinheiro da taxa de participação de volta poderão entrar, a partir do dia 23 deste mês, no site da Secretaria de Administração e preencher um requerimento de devolução do pagamento. Porém, se houver interesse em participar da próxima seleção, a inscrição será efetuada automaticamente.

O concurso

O edital do certame foi lançado no dia 22 de outubro de 2008, com a oferta de 6.352 vagas para todos os níveis de escolaridade. Ao todo, 104.500 pessoas se inscreveram na seleção, o que caracterizou uma demanda de 17 candidatos por vaga.
Após a realização da prova, no dia 15 de fevereiro de 2009, houve aproximadamente 10 mil recursos contra as avaliações. Por causa disso, o advogado Florismar de Paula Sandoval entrou com uma ação popular contra o concurso, o que fez com que o processo ficasse paralisado até então.

Próxima seleção

Segundo uma servidora da assessoria de imprensa da Secretaria de Administração, está sendo feito um levantamento da necessidade pessoal para que um outro concurso seja realizado. “Acredito que a média de número de vagas deve se manter. É possível que haja algumas mudanças, mas deve haver uma quantidade aproximada”, disse a funcionária.
Ainda não há previsão de data para a liberação do novo edital. Ainda segunda a assessora da Secretaria, é muito provável que a Fundação Universa não seja a empresa organizadora do próximo certame devido aos erros cometidos anteriormente.

DN ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário