sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESTUDANTES RECLAMAM DE MÉTODO ADOTADO PELA UFERSA NA ULTIMA CHAMADA DO SISU

Os estudantes que se cadastraram na lista de espera para concorrer às últimas vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para os cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) ficaram insatisfeitos com o sistema adotado pela instituição. Conforme o edital publicado na última sexta-feira, 18, os estudantes classificados na lista deveriam comparecer até as 8h da última terça-feira ao auditório, e após esse horário as portas seriam fechadas. A estratégia utilizada pela Universidade foi convocar o número de estudantes equivalente ao dobro das vagas restantes.

Quem chegou após 8h teve que aguardar do lado de fora do auditório Amâncio Ramalho por uma vaga. Alguns conseguiram, outros não tiveram a mesma sorte. Foi o caso de Aervelly Nijs de Medeiros, que pleiteava uma vaga no curso de Direito. A estudante informou que por causa das obras na avenida Leste-Oeste, o congestionamento na via de acesso à Ufersa não permitiu que ela chegasse na hora certa. Por cinco minutos de atraso ela perdeu a vaga.

O sentimento, segundo a jovem, é de revolta. "É de conhecimento de todos o caos que as obras na avenida Leste-Oeste têm causado ao trânsito, principalmente em horários de pico, o que, por si, justifica o atraso de tantos estudantes ao prédio da Ufersa no horário previsto para o início das chamadas. Fiquei revoltada com o método de matrículas adotado pela Ufersa".
Aervelly contou que outros estudantes que chegaram atrasados também ficaram indignados com a situação. Em vários sítios e blogs, é possível ver declarações de insatisfação de vários estudantes que passaram pelo mesmo transtorno. "O que questiona-se nesse caso é a falta de clareza do edital citado acima. Como prova disso, é o altíssimo número de alunos que chegaram ao local alguns minutos atrasados. E ainda: qual o intuito da Ufersa em fazer uma chamada tão importante como essa com portas fechadas?", reclama.

O pró-reitor de Graduação, José de Arimatéia de Matos, explicou que "conforme o edital do SiSU, a lista de espera é de responsabilidade da Universidade", afirma. "A instituição tem toda liberdade de definir como será utilizada a lista de espera. Todas as universidades receberam um ofício da equipe gestora do SiSU solicitando a publicação de um edital com essas normas", enfatiza.

Ele comentou que vários estudantes passaram pelo mesmo problema. "Um deles chegou atrasado e alegou que estava no Tiro de Guerra (TG) e trouxe até uma declaração para comprovar. Nós também não poderíamos prever que haveria congestionamento. O horário estava no edital e mesmo que tivéssemos adotado outro modelo, não conseguiríamos agradar a todos", acredita.

Ainda de acordo com o professor, os estudantes que chegaram no horário também pressionaram a organização para fechar as portas do auditório. "Se nós beneficiássemos os estudantes que chegaram atrasados, os que chegaram no horário certo iriam reclamar", finaliza Arimatéia.

O MOSSOROENSE

3 comentários:

  1. Nobre colega blogueiro vc sabe dizer se já saiu a concorrência do concurso bb/mossoró?

    ResponderExcluir
  2. A questão não é nem o tipo de método. A UFERSA poderia usar o método que quisesse. A questão é a falta de esclarecimento quanto ao método.

    O edital dizia que oa alunos deveriam estar até as 8horas no auditório da UFERSA. Mas, quem leu o edital não interpretou que o auditório fosse o local e que as portas deste seriam fechadas. Interpretou-se que a UFERSA é que era o local e que as portas desta é que seriam fechadas (por uma questão de lógica)! A interpretação foi de que o auditório era apenas o local para onde os candidatos deveriam se dirigir a fim de efetuar matrícula. Mas, que, repito, o local onde se deveria estar até as 8h fosse a própria instituição!

    Nunca antes na história desse país, eu ouvi falar que mesmo oes alunos estando DENTRO DA INSTITUIÇÃO pudessem ser impedidos de fazer matrícula, apenas porque não estavam DENTRO DO AUDITORIO. Isso é ridículo! Ninguém interpretou o edital dessa forma tão literal! A não ser algum imbecil que nunca fez concurso antes! Porque nem em vestibular isso acontece, quem diria que ia acontecer EM MATRÍCULA!

    Enfim, o local (insituição ou dentro do auditorio mesmo) não ficou claro em edital. Esse é o problema.

    ResponderExcluir
  3. Nobre colega Higor, a concorrência ja foi divulgada, deu um pouco mais de 5 mil inscritos para o polo Mossoró/RN, postei um tópico a respeito, depois dá uma procurada depois q vc vê o detalhamento.

    ResponderExcluir