sexta-feira, 30 de julho de 2010

GOVERNO DO RN REAFIRMA A POSSIBILIDADE DE FAZER O CONCURSO PARA PROFESSORES ATÉ O FINAL DO ANO

A questão da insuficiência de docentes no quadro permanente da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) poderá ser revertida por meio da realização de um concurso público para contratação de 4000 professores de educação básica e profissional, que deverá ser realizado até o dia 31 de dezembro de 2010. A informação foi repassada pelo titular da pasta, Otávio Tavares na manhã desta quinta-feira (29), durante entrevista coletiva concedida à imprensa na sede da Governadoria do Estado.

O secretário apresentou, ainda, diversas outras ações que, junto com a realização do concurso público, devem contribuir para solucionar o déficit de professores na rede básica de ensino que compreende os níveis fundamental e médio e no ensino profissionalizante. Entre elas, a reincorporação de profissionais afastados; contratação de 1.225 professores substitutos por meio de processo seletivo simplificado; contratação de alunos-estagiários; articulação com instituições e convênios como UERN, UFRN e IFRN para o remanejamento de professores para o ensino médio do estado e o pagamento de horas suplementares.

Outra medida evidenciada por Tavares foi a implantação da Portaria nº 1075/10, que determina que as escolas estaduais e as Diretorias Regionais de Educação Cultura e Esportes (Dired) publiquem listas com informações sobre os seus profissionais. O rol vai conter dados sobre os professores e servidores de cada instituição, como a carga horária de cada contratado e os seus horários. “A divulgação desse rol vai permitir que as escolas e a comunidade fiquem cientes do número e professores de cada escola, se a quantidade de profissionais em sala de aula não for equivalente ao número no quadro, a situação poderá ser denunciada”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário