sexta-feira, 30 de julho de 2010

OPORTUNIDADE: PREVISÃO DE UM GRANDE CONCURSO PARA O INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com previsão de contratação de pelo menos 8 mil técnicos e analistas até 2011. No primeiro momento, serão oferecidas 2 mil oportunidades, e o edital deverá ser publicado ainda este ano. Estas vagas serão abertas com a aposentadoria e saída de servidores.
Serão 1,4 mil vagas para técnicos do seguro social, e outras 600 para analista do seguro social. As vagas serão distribuídas por todos os estados da federação. A intenção é que o edital saia ainda este ano, para que a convocação dos aprovados aconteça a partir de fevereiro do ano que vem, conforme determina a portaria do Ministério do Planejamento.
A realização de um novo concurso público para a área de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depende de autorização do Ministério do Planejamento (MPOG). Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência Social, pasta a qual o INSS está vinculado, o pedido foi feito para prover 2 mil novas vagas, distribuídas pelos cargos de técnico e analista do seguro social.
O último concurso para a área de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorreu em 2008 e teve oferta de 2 mil vagas, sendo 1.400 para técnico e 600 para analista. O prazo de validade da seleção, organizada pelo Cespe/UnB, foi de um ano, prorrogável por igual período. Ele foi extinto em 23 de abril deste ano (não há possibilidade de nova prorrogação).
Ao todo, foram convocados 3 mil concursados, sendo 2 mil referentes às vagas inicialmente oferecidas e mil (700 técnicos e 300 analistas), representando a possibilidade de convocação de até 50% a mais de aprovados que o número de vagas inicial em concursos de âmbito federal, caso haja autorização do Ministério do Planejamento (MPOG).
O último processo seletivo constou de 130 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Básicos, 30 de Complementares e 70 de Específicos, exceto para analista na especialidade de Direito. Tais concorrentes enfrentaram 70 perguntas objetivas de Conhecimentos Básicos e 80 de Específicos. Garantiu aprovação quem obteve, pelo menos, dez pontos nas disciplinas básicas, seis nas complementares, 18 nas específicas e 48 no conjunto da avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário