quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cadastro de reserva pode ser uma boa oportunidade em concurso público

Quem está atento às oportunidades que surgem em concursos públicos já deve ter se familiarizado com o termo "cadastro de reserva". Verdadeiro susto para os concurseiros, a expressão significa que o preenchimento do cargo a que se refere não é imediato, e sim para deixar os aprovados de sobreaviso para receberem a convocação quando a vaga surgir. Mas o concurso para cadastro de reserva pode sim, segundo especialistas, ser uma boa oportunidade para ingressar no serviço público.

Os concursos para cadastro de reserva funcionam como uma garantia para as instituições públicas, que perdem funcionários por exoneração, aposentadoria ou morte, e precisam preencher a função de imediato, tendo como obstáculo a exigência legal da realização de um processo seletivo. O problema é que a formação do cadastro frequentemente gera polêmicas, como em casos de instituições que abriram novos concursos sem que tivessem contratado todos os aprovados nas provas anteriores, apesar do resultado estar ainda no prazo de validade.

"Na prática, algumas entidades usam o cadastro de reserva como forma de não se obrigarem a chamar os candidatos aprovados dentro do número de vagas do edital. Isso porque o entendimento da Justiça passou a ser o de que os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas têm direito à convocação dentro do prazo de validade do concurso", detalha o professor Ricardo Ferreira, especialista no assunto e autor do livro Manual para Concurseiros.

Para isso, entretanto, é necessário tomar uma série de precauções. Uma das formas de se prevenir é escolher bem o concurso para o qual vai disputar a vaga, analisando principalmente o histórico da instituição que o está promovendo. "O candidato deve avaliar se a entidade que promove o concurso tem tradição em convocar um número expressivo de candidatos aprovados em seus concursos. Se em concurso anterior ela não chamou ninguém ou quase ninguém, é melhor não arriscar", aconselha Ricardo Ferreira.

Um exemplo recente vem de um dosmais aguardados concursos dos últimos tempos pelos postulantes a uma vaga no serviço público: o Ministério Público da União. Com edital de abertura publicado há pouco mais de um mês, o processo está escolhendo servidores para ocupar 594 vagas, mas também visa a formar cadastro de reserva para a ocupação de seus cargos de analista e técnico. Apesar disso, os candidatos estão confiantes na convocação, baseados na informação de que um projeto de lei foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo órgão solicitando a criação de mais 6 mil vagas em seus quadros.

"No edital, as vagas estão como cadastro de reserva, mas a gente sabe que a lei vai sair", diz Eduardo Salgueiro Peretti, 25 anos, que vai tentar uma vaga como técnico e como analista do MPU. Para ele, concursos com cadastro de reserva são um investimento a longo prazo, ideal para quem não tem tanta pressa em ser chamado. "Se você precisa passar em um concurso com urgência, é melhor buscar os mais básicos e fáceis. Cadastro de reserva é para quem está mais tranquilo", ensina ele, que já passou em outro processo e está assumindo o cargo este mês.

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Conheço um curso via internet ótimo para quem quer tentar concurso público! O Meritus Online ( www.meritusonline.com.br ) oferece vídeo aulas, apostilas e exercícios. Assistam algumas vídeo aulas gratuitas no site do Meritus Online e conheçam o curso!

    ResponderExcluir
  2. VALEU GESSÍCA!!! MUITO OBRIGADA PELA DICA!!! ESPERO QUE OS LEITORES ACOMPANHEM SEU COMENTÁRIO E APROVEITEM A OPORTUNIDADE.

    ResponderExcluir