quarta-feira, 16 de junho de 2010

IFRN adere totalmente ao Enem

No Rio Grande do Norte, o Instituto Federal de Educação Tecnológica aderiu integralmente ao Enem. A UFRN chega de forma experimental, com apenas seis cursos e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) faz um Processo Seletivo Vocacionado (PSV) opcional destinando peso para o Enem. Nas particulares também é opcional o uso das notas do Enem.

No processo seletivo do IFRN, todas as licenciaturas e cursos superiores de tecnologia terão ingresso através das notas do Enem. Além disso, o Instituto vai utilizar o Enem de 2009 e 2010, pois tem um sistema de avaliação que possibilita analisar notas de processos diferentes. "Só não faremos isso se entrar língua estrangeira no Enem de 2010 para ingresso de alunos nos cursos superiores de graduação e técnicos subsequentes. Se for confirmada a inclusão da língua estrangeira, o IFRN só poderá usar o Enem de 2010", garante a pró-reitora de ensino, Ana Catharina Dantas.

Com relação ao sistema unificado, Ana Catharina adiantou que ainda está em discusão para saber se o IFRN vai utilizar ou não. A experiência de ano passado houve problemas com o não preenchimento de vagas destinadas ao sistema unificado nos cursos de "Tecnologia em redes de computadores" e "Análise de desenvolvimento de sistemas". Alguns candidatos se inscreveram em cinco instituições e preferiram outras, tendo o IFRN que recorrer ao processo seletivo para preencher as vagas. "Como já foi corrigida essa falha e o aluno só poderá concorrer em até duas instituições, acredito que também irmeos aderir ao sistema unficado", disse Ana Catharina. Ano passado, o processo seletivo registrou 550 inscritos, sendo 365 em licenciaturas e 218 em cursos superiores de tecnologia nos 11 onze campi em todo o estado.

Divisão

As notas do Enem poderão ser utilizadas para o ingresso sem seis cursos de graduação da UFRN: Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Geofísica, Gestão Hospitalar e Zootecnia. Os demais 58 cursos manterão o processo seletivo tradicional. Adotandoa prova do Enem, alunos de outros estados brasileiros poderão concorrer também às vagas na UFRN, juntamente com os vestibulandos potiguares, pelo sistema unificado.

Na Uern, o aluno pode escolher entre dois sistemas: o PSV combinado podendo utilizar um peso de 20% para a nota do Enem e 80% para a nota da prova; e o PSV completo com utilização apenas das notas da prova. Na última edição do PSV registrou 22 mil inscritos em todo o estado concorrendo a 52 cursos bacharelados, fora os de licenciatura em nove campi.

FONTE: DN ON LINE

Um comentário: